quinta-feira, 6 de abril de 2017

Questões Propostas

1- (UFF-RJ) O que se entende por engenharia genética e qual a sua aplicação em medicina humana?
R= É o conjunto das técnicas envolvidas com a manipulação do DNA. Ela ajuda na melhoria de qualidade de vida dos seres humanos. Por meio de produção de hormônios e vacinas

2- Defina:
a) DNA recombinante: É um DNA resultante da 'soldagem' de materiais genéticos de seres de diferentes espécies.
b) plasmídeos bacterianos: São outras moléculas circulares menores que a do DNA.
c) enzimas de restrição: Moléculas que atuam como tesouras biológicas, que cortam a dupla hélice do DNA em pontos específicos.

3- (UENFE-RJ) Através da engenharia genética podemos introduzir nos plasmídeos (pequeno DNA extracromossômico da bactéria) genes de outros organismos. O esquema abaixo mostra como isso pode ser feito.
 Sobre esse experimento, responda:
a) Qual a nova característica que a bactéria passa a apresentar após ter recebido o segmento de DNA da célula humana?
R= Torna-se produtora de insulina
b) Os descendentes dessa bactérias portarão essa nova característica? Justifique sua resposta
R=  Sim. O DNA enxertado duplica-se juntamente com o DNA bacteriano e se transfere de uma bactéria para outra, a cada divisão celular.

4- (Fuvest-SP) Uma conquista recente no campo da biotecnologia é o uso de bactérias para a produção de proteína  animal de interesse comercial. Por exemplo, hoje estão sendo comercializadas insulinas e somatotrofina (ou somatotropina) humanas produzidas por bactérias.

a) Em que locais do corpo são produzidas essas proteínas e qual  a principal função de cada uma delas no organismo?
R= Pâncreas- Regula a taxa de glicose no sangue.
      Hipófise- Estimula o crescimento.

b) Explique sucintamente o processo por meio do qual se modificam bactérias para que elas passem a produzir proteínas humanas.
R= Retira-se e isola o plasmídeos de bactérias, promove-se o corte em pontos específicos de seus anéis de DNA, em seguida ele é soldado por um gene estranho, formando o DNA recombinante, então os plasmídeos recombinantes são inculados em bactérias, tornando capazes de produzir proteínas.
5- Defina geneterapia.
R= Consiste basicamente na eliminação de genes deletérios ou na inserção de genes normais em células de uma pessoa portadora de genes alterados e responsáveis por uma determinada doença.

6- (Unicamp-SP) Existem mecanismo que normalmente impedem a troca de genes entre especies distintas. Nos últimos anos, porém, as fronteiras entre as especies vêm sendo rompidas com a criação de organismo transgênicos. A introdução de soja e de outras plantas transgênicas tem gerado muita polêmica, pois, apesar de seus inúmeros benefícios, não ha ainda como avaliar os riscos que os organismos transgênicos apresentam.

a) Cite dois mecanismos que impedem a troca de genes entre espécies distintas.
R= Ausência de homologia entre cromossomos e da compatibilidade na anatomia de órgãos de reprodução.

b) Defina um organismo transgênicos.
R= São aqueles seres vivos que receberam e incorporaram genes estrangeiros.

c) Indique um beneficio decorrente da utilização de organismo transgênicos e um possível risco para o ambiente ou para saúde humana.
R= Vacinas, anticorpos. Os efeitos do uso de alimentos transgênicos no nosso organismo ainda não são totalmente previsíveis. Alergias ou transmissões indesejáveis de genes alterados de uma especies de ser vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário