quinta-feira, 6 de abril de 2017

Cissiparidade, Gemiparidade e Propagação Vegetativa

A cissiparidade ocorre em organismos unicelulares, que simplesmente se dividem ao meio gerando dois indivíduosNa cissiparidade, ocorre a replicação do cromossomo e a posterior divisão da célula-mãe em duas.
 É possível notar uma célula inicial, que começa a aumentar de tamanho e replicar seu material genético. Com o tempo, a parede celular e a membrana plasmática começam a invaginar-seforma-se uma parede (septo) e a célula se separa, dando origem a duas células-filhas idênticas. Vale destacar que a divisão pode ocorrer ao longo do comprimento, como em protozoários flagelados, ou transversalmente, como em protozoários ciliados e bactérias.


                                                        Gemiparidade

É o tipo de reprodução que surge em organismos pluricelulares. Nessa reprodução aparece, no corpo do indivíduo, um aglomerado de células, denominado broto ou gema, que resultou da mitose. Por mitoses sucessivas esse broto originará todo o corpo do novo organismo. O broto pode soltar-se do corpo progenitor, como em algumas esponjas, ou permanecer grudado a ele, formando colônias, como nos corais e em alguns fungos.


                               Propagação Vegetativa

A propagação vegetativa é uma modalidade de reprodução assexuada típica dos vegetais. Na agricultura é comum a reprodução de plantas através de pedaços de caules (estaquia), é assim que propagamos cana-de-açúcar, mandioca, batatas, bananeiras, etc. Esse processo é possível porque o vegetal adulto possui tecidos meristemáticos (embrionários). Nesse tipo de propagação, os descendentes são geneticamente iguais à planta mãe.
Outra forma de propagar vegetativamente as plantas é a cultura de tecidos. A planta é reproduzida a partir de células meristemáticas das gemas que, cultivadas em laboratório, originam inúmeros exemplares idênticos à planta mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário