quinta-feira, 6 de abril de 2017

Cissiparidade, Gemiparidade e Propagação Vegetativa

A cissiparidade ocorre em organismos unicelulares, que simplesmente se dividem ao meio gerando dois indivíduosNa cissiparidade, ocorre a replicação do cromossomo e a posterior divisão da célula-mãe em duas.
 É possível notar uma célula inicial, que começa a aumentar de tamanho e replicar seu material genético. Com o tempo, a parede celular e a membrana plasmática começam a invaginar-seforma-se uma parede (septo) e a célula se separa, dando origem a duas células-filhas idênticas. Vale destacar que a divisão pode ocorrer ao longo do comprimento, como em protozoários flagelados, ou transversalmente, como em protozoários ciliados e bactérias.


                                                        Gemiparidade

É o tipo de reprodução que surge em organismos pluricelulares. Nessa reprodução aparece, no corpo do indivíduo, um aglomerado de células, denominado broto ou gema, que resultou da mitose. Por mitoses sucessivas esse broto originará todo o corpo do novo organismo. O broto pode soltar-se do corpo progenitor, como em algumas esponjas, ou permanecer grudado a ele, formando colônias, como nos corais e em alguns fungos.


                               Propagação Vegetativa

A propagação vegetativa é uma modalidade de reprodução assexuada típica dos vegetais. Na agricultura é comum a reprodução de plantas através de pedaços de caules (estaquia), é assim que propagamos cana-de-açúcar, mandioca, batatas, bananeiras, etc. Esse processo é possível porque o vegetal adulto possui tecidos meristemáticos (embrionários). Nesse tipo de propagação, os descendentes são geneticamente iguais à planta mãe.
Outra forma de propagar vegetativamente as plantas é a cultura de tecidos. A planta é reproduzida a partir de células meristemáticas das gemas que, cultivadas em laboratório, originam inúmeros exemplares idênticos à planta mãe.

Reprodução Sexuada ou gâmica

  Mecanismo em que normalmente o organismo originam um novo individuo, com troca de material genéticos e geralmente participação de células reprodutoras denominadas Gametas.
   Após a Fecundação, depois da fusão dos gametas origina uma Célula-ovo ou Zigoto, que passa por Mitose sucessivas e origina um novo individuo.

                                                 Alta Variabilidade Genética

  Destacam-se 2 fenômenos que permitem a ocorrência de uma notável variabilidade genética. São eles:
 - Meiose = Por seu intermédio formam-se células haploides (n), com o número normal de cromossomos da espécies se reduzindo pela metade.
 - Fecundação = Reconstitui o número normal de cromossomos de especie. 

Tipos Básicos de Reprodução

 Função reprodutiva = Mecanismo de perpetuação da espécie.
 Processo em que um ou dois organismos originam um novo individuo. Nos seres vivos, distinguem-se:
                                                              2 Tipos Básicos 
 Reprodução assexuada ou agâmica.
 Reprodução Sexuada ou gâmica.

                                                A reprodução Assexuada ou Agâmica

 Um único individuo origina outros, sem que haja troca de material genético ou participação de gametas.
 Constitui a forma de reprodução dos organismos unicelulares.
  A divisão celular verificada é a Mitose.
  Ausência  de Mutações
  Origina descendentes geneticamente iguais entre si e seus ancestrais.
 
Ex:. Cissiparidade ( ou bipartição, ou divisão binária), gemiparidade e propagação vegetativa.

Questões Propostas

1- (UFF-RJ) O que se entende por engenharia genética e qual a sua aplicação em medicina humana?
R= É o conjunto das técnicas envolvidas com a manipulação do DNA. Ela ajuda na melhoria de qualidade de vida dos seres humanos. Por meio de produção de hormônios e vacinas

2- Defina:
a) DNA recombinante: É um DNA resultante da 'soldagem' de materiais genéticos de seres de diferentes espécies.
b) plasmídeos bacterianos: São outras moléculas circulares menores que a do DNA.
c) enzimas de restrição: Moléculas que atuam como tesouras biológicas, que cortam a dupla hélice do DNA em pontos específicos.

3- (UENFE-RJ) Através da engenharia genética podemos introduzir nos plasmídeos (pequeno DNA extracromossômico da bactéria) genes de outros organismos. O esquema abaixo mostra como isso pode ser feito.
 Sobre esse experimento, responda:
a) Qual a nova característica que a bactéria passa a apresentar após ter recebido o segmento de DNA da célula humana?
R= Torna-se produtora de insulina
b) Os descendentes dessa bactérias portarão essa nova característica? Justifique sua resposta
R=  Sim. O DNA enxertado duplica-se juntamente com o DNA bacteriano e se transfere de uma bactéria para outra, a cada divisão celular.

4- (Fuvest-SP) Uma conquista recente no campo da biotecnologia é o uso de bactérias para a produção de proteína  animal de interesse comercial. Por exemplo, hoje estão sendo comercializadas insulinas e somatotrofina (ou somatotropina) humanas produzidas por bactérias.

a) Em que locais do corpo são produzidas essas proteínas e qual  a principal função de cada uma delas no organismo?
R= Pâncreas- Regula a taxa de glicose no sangue.
      Hipófise- Estimula o crescimento.

b) Explique sucintamente o processo por meio do qual se modificam bactérias para que elas passem a produzir proteínas humanas.
R= Retira-se e isola o plasmídeos de bactérias, promove-se o corte em pontos específicos de seus anéis de DNA, em seguida ele é soldado por um gene estranho, formando o DNA recombinante, então os plasmídeos recombinantes são inculados em bactérias, tornando capazes de produzir proteínas.
5- Defina geneterapia.
R= Consiste basicamente na eliminação de genes deletérios ou na inserção de genes normais em células de uma pessoa portadora de genes alterados e responsáveis por uma determinada doença.

6- (Unicamp-SP) Existem mecanismo que normalmente impedem a troca de genes entre especies distintas. Nos últimos anos, porém, as fronteiras entre as especies vêm sendo rompidas com a criação de organismo transgênicos. A introdução de soja e de outras plantas transgênicas tem gerado muita polêmica, pois, apesar de seus inúmeros benefícios, não ha ainda como avaliar os riscos que os organismos transgênicos apresentam.

a) Cite dois mecanismos que impedem a troca de genes entre espécies distintas.
R= Ausência de homologia entre cromossomos e da compatibilidade na anatomia de órgãos de reprodução.

b) Defina um organismo transgênicos.
R= São aqueles seres vivos que receberam e incorporaram genes estrangeiros.

c) Indique um beneficio decorrente da utilização de organismo transgênicos e um possível risco para o ambiente ou para saúde humana.
R= Vacinas, anticorpos. Os efeitos do uso de alimentos transgênicos no nosso organismo ainda não são totalmente previsíveis. Alergias ou transmissões indesejáveis de genes alterados de uma especies de ser vivo.